Como Cristão, posso ser advogado?

Créditos da Imagem: Pexels

Ao ler a bíblia, encontramos várias passagens que leva a responder positivamente, ou seja, o cristão pode ser advogado. Pois na visão de Deus é muito importante defender a justiça, coisa que todo o bom advogado deve fazer (Provérbios 21:21). O advogado cristão deve ser exemplo de integridade na sua profissão.

Tal como em qualquer outra profissão, na advocacia há corrupção e tentação para pecar. Mas se Deus chamou você para essa área, não precisa ter medo. É possível ser advogado e manter valores bíblicos. O advogado é essencial para o sistema de justiça atual, garantindo os direitos das pessoas na aplicação justa da lei. Se não houvesse advogados, uma pessoa inocente acusada de um crime, que não conhecesse a lei a fundo, não teria oportunidade de se defender direito. Por isso é muito importante ter advogados cristãos íntegros para ajudar as pessoas (Provérbios 31:8-9).

Jesus é apresentado como nosso advogado de defesa perante Deus. Todos nós somos culpados de pecado mas Jesus já pagou o preço por nós (1 João 2:1-2). O crente que é advogado pode mostrar a misericórdia de Jesus, fazendo um trabalho bom e honesto até para quem talvez não mereça.

Um advogado crente pode defender um criminoso?

Sim, até o criminoso tem direito a uma defesa. Isso não significa que o advogado deve deixar quem faz o mal sair impune. Primeiro é preciso descobrir se cometeu mesmo um crime (todo o acusado é inocente até ser provado o contrário). Se o advogado tem a certeza que seu cliente agiu errado, deve sugerir que se declare culpado e se arrependa, não que minta. Fazer justiça também é garantir que a punição não seja exagerada.

A Bíblia diz que Deus se alegra quando alguém se arrepende dos seus pecados (Lucas 15:10), porque quem está arrependido está pronto a mudar de vida e a abraçar Deus. Aí Deus perdoa seus pecados e ajuda a se libertar deles.

E quando a verdade não é aparente?

Quando não é óbvio o que aconteceu, o advogado precisa tentar estabelecer os fatos para tornar a verdade mais clara. Como crente, o advogado pode orar a Deus por sabedoria para distinguir entre a verdade e a mentira (Tiago 1:5). A decisão depois caberá ao juiz e ao júri. Se o cliente do advogado mentir ou não lhe contar tudo, a culpa é do cliente, não do

advogado. O trabalho do advogado cristão é fazer o melhor que pode para promover a justiça, dentro dos limites bíblicos, de acordo com o que sabe. A justiça aqui na terra é muito importante mas se não acontecer, um dia todos seremos julgados por um Juiz perfeito que não erra.

Por esta razão o advogado cristão deve vivamente celebrar a pascoa, que consiste na morte e ressurreição de Cristo. Um ser inocente que deu a própria vida, voluntariamente, com o único propósito de salvar a humanidade de seus pecados.

Este SER, ressuscitou dos mortos e hoje vive e reina!

Texto de Victorina Cuanga

Publicado em
Categorizado como Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.